sábado, 27 de julho de 2013

CMDM PARTICIPA DA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



A Prefeitura Municipal de Natal, através da SEMTAS, realizou nos dias 24 a 26 de junho de 2013, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Natal - SUAS: 8 Anos de Conquistas discutindo a temática “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”. Participaram do evento profissionais e técnicos da área, instituições usuárias do sistema e convidados, dentre eles a Presidenta do CMDM Lucineide de Mendonça Freire bem como a representante nacional Graça Prola de Manaus/AM, que fez a palestra de abertura. As conselheiras do CMDM Udymar Pessoa(GAM) e Maria Edjane da Silva (BEMFAM), que também participaram durante toda jornada, trouxeram para nós contribuições de valor relevante sobre as políticas sociais a serem desenvolvidas na nossa capital.


 

Carmosita Nóbrega (CEPAM), Udymar Pessoa (GAM), Lucineide Freire  (Pte. CMDM)
 e Maria Edjane da Silva (BEMFAM).

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mulheres negras debatem, nesta 5ª feira, empoderamento feminino e combate ao racismo

Apoiado pela SPM, o 6º Festival Latinidades evidencia a arte e cultura negra no Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, em Brasília

Escritora e poetista Conceição Evaristo é a homenageada desta edição

Trajetórias e estratégias de lutas das afro-brasileiras contra o racismo e o sexismo estarão em debate, nesta quinta-feira (25/07), no Festival Latinidades, em Brasília. A atividade marca o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e retoma as reflexões tratadas no prêmio “Mulher Negras Contam sua História” de redações e ensaios, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em 2012, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Participarão da mesa de diálogo “Mulheres Negras Construindo sua História”, escritora e poetisa Conceição Evaristo, homenageada Latinidades 2013 e integrante da comissão julgadora do prêmio “Mulher Negras Contam sua História”; Raquel Trindade, coordenadora do projeto Teatro Popular (SP), presidenta da Fundação Solano Trindade e premiada na categoria Redação com “Minha Infância”; e Claudia Marques de Oliveira, do Programa Ações Afirmativas na UFMG e vencedora da categoria ensaio com “O risco de ser mulher negra: entre a razão e a emoção”.

Elas farão reflexões sobre o empoderamento feminino no contar, construir e tornar visível as experiências das mulheres negras. A discussão será acompanhada pela coordenadora-geral de Diversidade da SPM, Lurdinha Rodrigues.

Organizado com o apoio da SPM, o festival amplia a arena de diálogo a partir do tema central “Arte e Cultura Negra – Memória Afrodescendente e Políticas Públicas”. O evento é considerado o maior festival de mulheres negras do país. 
Mesa de diálogo “Mulheres Negras Construindo sua História”
6º Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha
Data: 25 de julho de 2013 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Museu Nacional (Setor de Diversões Norte) – Brasília/DF
Programação: www.afrolatinas.com.br

Fonte: SPM

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CMDM REALIZA ELEIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA


No dia 22 de julho, o CMDM realizou eleições das Instituições não governamentais para composição do Conselho no biênio 2013/2015. Foi primeira vez, em 27 anos, que o Conselho publicou edital para eleições, sendo um momento histórico, com direito a Cabine de Votação Eleitoral.

As Instituições eleitas: Associação de Mulheres de Carreira Jurídica-ABMCJ; Ordem dos Advogados do Brasil-OAB; Fórum de Mulheres-FMRN; Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes-GAMI; Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-AJEB; Associação de Mulheres de Axé do RN-AMA;  Bem Estar Familiar no Brasil-BEMFAM; Grupo Autônomo de Mulheres-GAM; Associação de Mulheres Quilombolas do RN-AMCQ e Federação de Mulheres-FMRN






quarta-feira, 10 de julho de 2013

PROGRAMA “MULHER: VIVER SEM VIOLÊNCIA”

      O Auditório do Fórum Distrital da Zona Sul de Natal foi palco, na tarde desta quarta-feira (10), de uma reunião da Câmara Técnica de Gestão Estadual do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher. Além de apresentar o programa "Mulher: Viver sem Violência", os integrantes da Câmara discutiram a sua composição e deliberaram sobre as datas da próxima reunião. A juíza Fátima Soares representou o Tribunal de Justiça no encontro.
       O objetivo principal da reunião foi apresentar o programa "Mulher: Viver sem Violência", da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), que consiste na execução de ações estratégicas para a integração dos diversos serviços públicos no atendimento dessas mulheres. O programa prevê investimento para o período de 2013-2014 na ordem de R$ 265 milhões.
      A apresentação foi feita pela diretora do programa e secretaria adjunta, Rosângela Rêgo. O programa traz vários benefícios, tais como a Casa da Mulher Brasileira (espécie de Central de Atendimento); Ampliação da Central 180 (para recebimento de denúncias); Atendimento Humanizado e Coleta de Prova; Núcleo de Atendimento às Mulheres nas Fronteiras e Campanhas Continuadas de Conscientização.
     Quanto à Casa da Mulher Brasileira, este lugar concentrará todos os atendimentos às mulheres vítimas de violência, se transformando em um verdadeiro centro integrado de serviços que será construído em 2014, em uma área próximo ao Parque das Dunas, no bairro do Tirol, em Natal. O Brasil já conta com 27 casas implantadas, com investimento da ordem de R$ 116 milhões.
     Nesse espaço, as mulheres vítimas de violência encontrarão os seguintes serviços: Sistema de Segurança (Delegacia da Mulher); Sistema de Justiça (Vara Especializada ou Juizado Especial, Defensoria Pública e Ministério Público); Assistência (Atendimento Psicossocial); Emprego e Renda (Acesso a Microcrédito, Acesso ao Trabalho, Acesso à Qualificação Profissional); além de Apoio (Alojamento de Passagem, Central de Transporte e Espaços de Convivência e Brinquedoteca).
A Câmara
    A Câmara é formada pela coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Carmosita Nóbrega, que coordena o grupo; a promotora Érica Canuto; secretária adjunta da Secretaria de Política para as Mulheres de Natal, Vera Raposo; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lucineide Freire e a servidora do Juizado da Violência Doméstica, Patrícia Valéria Araújo.
Termo de Adesão
    O Tribunal de Justiça do RN assinará, no próximo dia 19, o Termo de Adesão ao Programa Mulher: Viver sem Violência, que visa a consolidação da Política Nacional e do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Além do TJRN, assinarão o documento a Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Governo do Estado, a Prefeitura do Natal, a Procuradoria Geral de Justiça e a Defensoria Pública. 


Fonte: Tribunal de Justiça do RN

sexta-feira, 5 de julho de 2013

CONGRESSO DE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO TRABALHO

Objetivando a importância da Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho QVST, a SEARH/Escola de Governo-Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, realizou o 2º Congresso de QSVT- Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho,  no Estado do RN nos dias 03 e 04 de julho. As atividades desenvolvidas  no evento  socializaram as boas práticas executadas no âmbito das instituições públicas e privadas através de palestras e atividades laborais.

A Conselheira Udymar Pessoa esteve presente representando a SEGELM/EMGESP, e deverá  repassar todo o conhecimento adquirido no evento, como potencial agente multiplicadora de PQVST.

 
Fonte: Udymar Pessoa

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Escola Municipal de Gestão Pública organiza seminário NATAL SAUDOSA MEMÓRIA

A Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm), por meio da Escola Municipal de Gestão Pública (EMGESP), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb),dia 02/07 às 09h00, no Auditório da SEGELM, Na ocasião, o historiador Luciano Capistrano fará uma palestra abordando a evolução da capital nas últimas décadas e logo em seguida o organizador do Anuário da Cidade do Natal de 2013, Carlos da Hora, apresentará ao público presente o trabalho desenvolvido por sua equipe.



Fonte: Udymar Pessoa (GAM)