sexta-feira, 28 de março de 2014

PRESIDENTE DO CMDM FOI HOMENAGEADA EM EVENTO DO GRECI-RN

Presidenta do Conselho palestra sobre Dia Internacional da Mulher no auditório do SESI em solenidade do CRECI. 


Na ocasião, Lucineide Freire discorreu sobre a história da luta feminina em defesa dos seus direitos e recebeu a seguinte homenagem do Presidente da Entidade, Waldemir Bezerra de Figueiredo: “A Diretoria do CRECI-RN e as profissionais corretoras de imóveis deste Estado agradecem a Dra. Lucineide de Mendonça Freire, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e membro da ABMCJ, pela valiosa contribuição e participação na homenagem do CRECI-RN em alusão ao Dia Internacional da Mulher”.







Fonte e Fotos: Hannah Freire

quinta-feira, 20 de março de 2014

EXPLORAÇÃO SEXUAL NA COPA

Presença das  conselheiras Ildete Mendes, Karen Lopes e da Presidenta do CMDM em audiência pública promovida pela vereadora Amanda Gurgel, ocasião em que foram debatidas as questões da exploração sexual na Copa.






Fonte: CMDM     
Fotos: Jurandir

quarta-feira, 19 de março de 2014

Presidenta atende convite da Vereadora Júlia Arruda para discutir o organograma da SEMUL e a proposta de Emenda. Lucineide Freire se reuniu com as conselheiras do CMDM.




Fonte: CMDM        
Foto: Assessoria Gabinete

sexta-feira, 14 de março de 2014

SOLENIDADE MEDALHA NÍSIA FLORESTA

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com a Prefeitura do Natal, homenageou  no dia de ontem,  no Salão Nobre da Prefeitura,  várias mulheres com a medalha Nísia Floresta.
               Vedeadora Eleika Bezerra, Deputada Márcia Maia, Prefeito Carlos Eduardo, Vice-Prefeita Vilma de Farias, Presidenta do CMDM Lucineide Freire e a Secretária Adjunta da Mulher, vera Raposo.
A homenagem com a Medalha de Honra ao Mérito se reporta a uma mulher à frente do seu tempo,  que publicou em Recife,  em 1832, o livro “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens”, tornando-se a precursora da luta pelos direitos  da mulher e neste ano, continuamos a política de conceder a medalha também as conselheiras.
Em constante busca pelos direitos da mulher,   em novembro de 2012 o CMDM iniciou a luta pela manutenção da SEMUL, obtendo apoio dos vereadores Júlio Protásio e Júlia Arruda inicialmente, da vereadora Eleika Bezerra, da  Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, da OAB, da ABMCJ e, após várias reuniões e audiências públicas, o lançamento da campanha pela manutenção da Secretaria da Mulher no facebook, quando então outros vereadores apoiaram a reinvindicação. No dia 10 de março o Prefeito Carlos Eduardo, que sempre valorizou a mulher em sua gestão, declarou que a secretaria não será extinta, uma vitória do Conselho Municipal e dos movimentos sociais. 

O CMDM,  como órgão de controle social, segue atuante desde o início da gestão em julho de 2010, continuando seu trabalho de fiscalização e monitoramento de políticas públicas para as mulheres, na luta pela justiça social.

Citando um verso de Nísia Floresta: "EU PENSAVA QUE NÓS SEGUÍAMOS CAMINHOS JÁ FEITOS, MAS PARECE QUE NÃO OS HÁ. O NOSSO IR FAZ O CAMINHO”, finalizou a Presidenta Lucineide Freire, agradecendo a todas às conselheiras pela dedicação voluntária e parabenizando as agraciadas e todas as mulheres.

                                                                      Foto: João Augusto

                                                                   Foto: João Augusto

                                                                    Foto: João Augusto

                                    Foto: João Augusto









Fonte: CMDM
Fotos: João Augusto e Hannah Freire

quarta-feira, 12 de março de 2014

HOMENAGEM DO CMDM ÀS MULHERES

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-CMDM, nas atividades do Dia Internacional da Mulher, propôs  solenidade pública para entrega da  Medalha de Mérito Nísia  Floresta, que se realizará no dia 13 de março, no Salão Nobre da Prefeitura do Natal. 
A medalha foi criada pelo Decreto 4.071 pelo Prefeito Municipal do Natal em 1990, destinada a instituir prêmio simbólico às mulheres que, por sua obra ou  atividade,  tenham contribuído  para   o desenvolvimento da cidade ou Estado, ou tenham  se destacado em ações de interesse social.
Determina o art. 2º do referido Decreto que “A distinção da medalha de Mérito Nísia Floresta é concedida, anualmente no “Dia Internacional da Mulher”, por iniciativa do Prefeito, proposta pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em solenidade pública, promovida pelo Órgão. ”
Já o artigo 3º complementa: “A medalha concedida às agraciadas é acompanhada de diploma, assinado pelo Chefe do Executivo Municipal e pelo Presidente do órgão proponente ”.
Fátima Maria Costa Soares de Lima, Profª Maria do Socorro da Silva e Udymar Pessoa Dantas Cardoso foram as  mulheres  indicadas pelo  Colegiado em reunião ordinária.
A homenagem se reporta a feminista Nísia Floresta que, em 1832,  publicou no Recife, o livro “Direitos das Mulheres e  Injustiça dos Homens”, tornando-se a precursora da luta pelos  direitos  da mulher.
Abraçamos muitas lutas e nos orgulhamos das conquistas. A história confirma que o Rio Grande do Norte foi pioneiro na defesa dos direitos das mulheres no Brasil, ainda assim, este é um momento de reflexão, objetivando a valorização e o empoderamento das mulheres.
Lucineide Freire
Presidenta do CMDM

quinta-feira, 6 de março de 2014

PREFEITO MUNICIPAL ANUNCIA MANUTENÇÃO DA SEMUL

A luta incansável do CMDM pela manutenção da SEMUL, iniciada em novembro de 2012, chegou ao fim. O Prefeito Carlos Eduardo anunciou na data de hoje a manutenção da SEMUL em reunião com a presença do Vereador Júlio Protásio, a Presidenta do CMDM, Lucineide Freire, Vice-presidenta Kalina Veloso,   conselheira Udymar Pessoa e representantes de outras instituições.


Na ocasião, a Presidenta relatou a luta pela manutenção o da Secretaria, iniciada pelo Conselho em novembro de 2012, com apoio imediato dos Vereadores Júlio Protásio e Júlia Arruda.  Acrescentou que quando do lançamento da campanha no facebook, outros vereadores e demais movimentos sociais se juntaram em defesa da SEMUL.

A Presidenta parabenizou a decisão do Prefeito e solicitou a nomeação da Secretária para  que a SEMUL possa dar seguimento às políticas públicas da mulher. 



Fonte: CMDM    Foto: Kalina Veloso